EDEL leva energia eléctrica no Kilamba Kiaxi, Mais de 160 mil pessoas satisfeitas

Depois do Rangel, em Abril, Maianga, em Maio, e Samba em Julho chegou a vez do municípios do Kilamba Kiaxi acolher neste sábado, 4 de Setembro, as jornadas “Sábado Azul-Amarelo” da Empresa de Distribuição de Electricidade, EDEL. Mais de 160 mil pessoas viram pela primeira vez uma lâmpada acesa nas suas residências graças a esse programa da EDEL que visa congregar, no mesmo espaço, serviços técnicos, desde a reparação de avarias à operações mais complexas, atendimento a reclamações e outras acções de carácter comercial e social, todas precedidas de inaugurações de novos postos de transformação.

No município do Kilamba Kiaxi, foram inaugurados 50 postos de transformação que passaram a funcionar imediatamente. O acto foi dirigido pelo Administrador Municipal do Kilamba Kiaxi, José Correia, e pelo presidente do Conselho de Administração da EDEL, José Manuel António Francisco.
Deu-se início da jornada na comuna do Golfe 1, sub-zona 10, onde além da inauguração de postos de transformação, foi montado um posto de atendimento aos clientes no qual se podia fazer a elaboração e entrega de contratos. Também foi montado no local um palco onde decorreram actividades culturais variadas.


Na companhia do Administrador local, o PCA da EDEL percorreu os bairros da “Simione Mucune 1” na zona do Dangereux, “Calemba II” bairro “Malangino” e outros da municipalidade. E fez questão de referir que o programa vai continuar nos outros municípios. “No âmbito do programa de gestão de proximidade que a EDEL está a levar a cabo nós temos o prazer de inaugurar cerca de 50 postos de tranformação que vai permitir ligar vinte mil residências e beneficiar cerca de 160 mil pessoas. É uma realização substancial que pode ser conferida no rosto dos nossos clientes aqui do Kilamba Kiaxi”, disse José Manuel.
Desde o seu início, em Abril deste ano, as jornadas “Sábados Azul/Amarelo” já permitiram a inauguração de 80 postos de transformação. “São jornadas que estão a levar a empresa a realizar um grande esforço financeiro na continuidade do empenho que o nosso governo tem estado a realizar para a implantação das infra-estruturas primárias nas comunidades”, reforçou o PCA da EDEL que atentamente ouviu as inquietações dos munícipes.
Quem também manifestou o seu contentamento foi o administrador do município do Kilamba Kiaxi, José Correia, que não se cansou de admoestar os munícipes a preservarem esse grande bem. “A energia eléctrica, a par da água, é uma necessidade primária das nossas populações e nós no município do Kilamba Kiaxi, dado o número de populações que ainda estavam desprovidas desse bem, só podemos fazer um balanço positivo dessa jornada”, referiu José Correia.
Os moradores do bairro Golfe também mostraram a sua satisfação por terem acesso a esse bem depois de mais de 30 anos a viverem de alternativas. Quem, por certo, tem todos motivos para engrandecer essa iniciativa é Vunda Bernardo, 31 anos, serralheiro de profissão e dono de uma pequena serrilharia no bairro. Ele conta que antes era muito difícil desempenhar as suas tarefas e quase não via lucro no negócio. “Eu antes gastava muito dinheiro nas obras que recebia porque, primeiro tinha que comprar e reparar os geradores que custam a volta de 1500 dólares, e depois o combustível aqui é muito caro, 500 Kwanzas o garrafão de 5 litro. Tudo isso se reflectia depois no orçamento da obra. Agora com a energia da EDEL já vou poder gastar menos, cobrar menos e executar mais obras”, disse Vunda Bernardo.   

Publicado por: Adriano de Sousa às 8:47 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.