Luanda é mesmo a cidade mais cara do mundo

Luanda é mesmo a capital mais cara do mundo para expatriados. O estudo sobre o custo de vida da consultora Mercer confirma isso. Esta informação que até bem pouco tempo soava a especulativa, consta na edição desse ano da «Cost of Living Survey», onde a capital angolana, que entra pela primeira vez do ranking, destrona a capital o Japão, Tóquio, que aparece em segundo lugar.


A Mercer utiliza Nova Iorque como cidade-base, por isso todas as cidades foram comparadas com a metrópole Americana, em dólares. A pesquisa cobriu 214 cidades dos cinco continentes, e mediu o custo comparativo de mais de 200 itens em cada localidade incluindo acomodação, transporte, alimentação, vestuário, bens domésticos duráveis e entretenimento.
Na cidade de Luanda, segundo o relatório, o alojamento é duas vezes superior ao de Tóquio e três vezes mais caro do que em Lisboa. Um menu «fast food» (um hambúrguer e algum acompanhante) custa 18 dólares, mais que o dobro do que é pago em Lisboa ou Londres.
Junto com Luanda, o relatório expandido para incluir outras cidades Africano pela primeira vez este ano. Algumas dessas encontram-se no top 10 com Luanda em 1 º lugar, seguido de Ndjamena (3) no Chade e Libreville (7), em Gabon. O top dez inclui também três cidades asiáticas: Tóquio (2), Osaka (6) e Hong Kong (8, gravata). Moscovo (4), Genebra (5) e Zurique (8, gravata) são as cidades mais caras Europeia, Londres (17) segundo a pesquisa.
No Oriente Médio, Tel Aviv (19) foi a cidade mais cara, seguida por Abu Dhabi (50) e Dubai (55). Nos Estados Unidos da América, apenas Nova York (27) e Los Angeles (55) fez o top 100.
No outro extremo do ranking, Karachi no Paquistão é o lugar mais barato para se viver para os expatriados, seguido de Manágua, na Nicarágua e Islamabad, também no Paquistão, disse Mercer.

Publicado por: Adriano de Sousa às 2:32 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.