Devedores da EDEL vão ficar sem energia eléctrica


Até ao dia 30 deste mês a Empresa de Distribuição de Electricidade, EDEL está a realizar uma campanha de cortes selectivos aos clientes devedores nos nove municípios da província de Luanda. «O corte é a última medida que utilizamos caso o cliente não reaja aos constantes apelos que a EDEL tem feito no sentido dos clientes liquidarem as suas dívidas», revelou Osvaldo Catraio, coordenador da campanha.
A divida dos clientes ultrapassou já a cifra de 8,5 biliões de Kwanzas, último valor divulgado. Os municípios da Ingombotas, Maianga, Cazenga, Kilamba Kiaxi e Sambizanga foram já alvo de cortes e, segundo Osvaldo Catraio, já tem se verificado a afluência de clientes devedores nas agências comerciais da EDEL para efectuarem os seus pagamentos embora ainda em número reduzido. Para aqueles que ainda não efectuaram o pagamento o coordenador da campanha apela que se dirijam o mais rápido possível a uma agência da EDEL no sentido de liquidarem a sua factura.
A EDEL tem feito investimentos para a melhoria da rede de distribuição e instalação de novos postos de transformação. Desde Maio deste ano a EDEL fez um investimento de aproximadamente USD 28 milhões o que permitiu levar energia a mais de 34 mil novos clientes. Esses investimentos enquadram-se nas jornadas Sábado Azul/Amarelo que visam congregar, no mesmo espaço, serviços técnicos, desde a reparação de avarias à operações mais complexas, atendimento a reclamações e outras acções de carácter comercial e social, todas precedidas de inaugurações de novos postos de transformação.
«A empresa fez um grande investimento para a melhoria e expansão da rede e para que esse processo continue precisamos que os clientes honrem os seus compromissos pagando as suas facturas», disse.

Apesar de se beneficiar recentemente dos investimentos da EDEL o município do Kilamba Kiaxi figura entre os três primeiros da lista de devedores com uma divida acumulada de 1,2 biliões de Kwanzas. Neste município a EDEL instalou 50 postos de transformação com as respectivas redes e fez melhorias em outras o que permitiu a que 160 mil pessoas tivessem acesso pela primeira vez à energia eléctrica.
A par da divida dos clientes, a EDEL tem ainda acumuladas facturas relacionadas com o pagamentos dos danos causados por terceiros à rede de distribuição num valor superior a 465 milhões de Kwanzas. «Quando uma entidade, por exemplo, danifica um cabo, a EDEL, por ser a entidade vocacionada e melhor capacitada para dar solução ao incidente, repara a avaria mas espera que essa mesma entidade cubra as despesas decorrentes dos danos», explica Carlos Gil, porta-voz da EDEL.

Publicado por: Adriano de Sousa às 11:19 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.