Devedores da EDEL vão ficar sem energia eléctrica
Até ao dia 30 deste mês a Empresa de Distribuição de Electricidade, EDEL
está a realizar uma campanha de cortes selectivos aos clientes devedores nos
nove municípios da província de Luanda. «O corte é a última medida que
utilizamos caso o cliente não reaja aos constantes apelos que a EDEL tem feito
no sentido dos clientes liquidarem as suas dívidas», revelou Osvaldo Catraio,
coordenador da campanha.
A divida dos clientes ultrapassou já a cifra de 8,5 biliões de Kwanzas,
último valor divulgado. Os municípios da Ingombotas, Maianga, Cazenga, Kilamba
Kiaxi e Sambizanga foram já alvo de cortes e, segundo Osvaldo Catraio, já tem
se verificado a afluência de clientes devedores nas agências comerciais da EDEL
para efectuarem os seus pagamentos embora ainda em número reduzido. Para
aqueles que ainda não efectuaram o pagamento o coordenador da campanha apela
que se dirijam o mais rápido possível a uma agência da EDEL no sentido de
liquidarem a sua factura.
A EDEL tem feito investimentos para a melhoria da rede de distribuição e
instalação de novos postos de transformação. Desde Maio deste ano a EDEL fez um
investimento de aproximadamente USD 28 milhões o que permitiu levar energia a
mais de 34 mil novos clientes. Esses
investimentos enquadram-se nas jornadas Sábado Azul/Amarelo que visam
congregar, no mesmo espaço, serviços técnicos, desde a reparação de avarias à
operações mais complexas, atendimento a reclamações e outras acções de carácter
comercial e social, todas precedidas de inaugurações de novos postos de
transformação.
«A empresa fez um grande investimento para a melhoria e expansão da rede e
para que esse processo continue precisamos que os clientes honrem os seus
compromissos pagando as suas facturas», disse.
Apesar de se beneficiar recentemente dos investimentos da EDEL o município
do Kilamba Kiaxi figura entre os três primeiros da lista de devedores com uma
divida acumulada de 1,2 biliões de Kwanzas. Neste município a EDEL instalou 50
postos de transformação com as respectivas redes e fez melhorias em outras o
que permitiu a que 160 mil pessoas tivessem acesso pela primeira vez à energia
eléctrica.
A par da divida dos clientes, a EDEL tem ainda acumuladas facturas
relacionadas com o pagamentos dos danos causados por terceiros à rede de
distribuição num valor superior a 465 milhões de Kwanzas. «Quando uma entidade,
por exemplo, danifica um cabo, a EDEL, por ser a entidade vocacionada e melhor
capacitada para dar solução ao incidente, repara a avaria mas espera que essa
mesma entidade cubra as despesas decorrentes dos danos», explica Carlos Gil,
porta-voz da EDEL.