Por causa do ataque à Síria: Obama perderá o Nobel da Paz

O Comité Nobel do Parlamento norueguês solicitará a remoção do Prémio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, atribuido a ele em 2009 por causa da sua intenção de realizar uma intervenção militar na Síria, apesar da oposição internacional.

Através de um comunicado divulgado pela agência Ria Novosti, o órgão disse que a decisão é baseada em que "as políticas seguidas pelo presidente Barack Obama, tanto em termos de política externa, especialmente no Oriente Médio e Norte da África, como os cortes inaceitáveis ​​liberdades dos cidadãos de seu país e do resto do mundo, com o uso de spyware como PRISM, mantendo a prisão de Guantánamo, etc. tornar totalmente inapropriada que ostente este prémio, e não é digno dela".

No comunicado, o Comité Nobel do Parlamento lembrou que "este prémio é dado para a pessoa que tem trabalhado mais ou melhor pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e para os processos de exploração e promoção paz ", como aparece no testamento de Alfred Nobel.

O Prémio Nobel de Física e vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia, Zhores Alfiorov, disse que seria justo que os vencedores do "Prémio Nobel da Paz" iniciar um processo de privar Obama deste prémio. "Fiquei surpreso quando Obama foi galardoado com o prémio (em 2009). Não conseguia entender. Não merece o Prémio Nobel da Paz", disse Alfiorov.

Fonte: aciprensa



Publicado por: Adriano de Sousa às 5:28 PM. Matéria encontrada em , . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.