Espionagem: EUA pode monitorar seu smartphone, diz site
A NSA, Agência Nacional de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América, pode monitorar smartphones das principais fabricantes do mundo. O site Spiegel reporta teve acesso a documentos que comprovam essas informações. Na lista dos aparelhos e sistemas espionados estão Android, BlackBerry e iPhone.A NSA teria equipes especializadas em cada sistema operacional e que podem acessar informações críticas do seu celular. A agência teria sido capaz de copiar dados de um iPhone conectado a um computador e controlar também 38 recursos do smartphone. Algo parecido teria acontecido também nos aparelhos da BlackBerry.
Contudo, o monitoramento de smartphones não foi “um fenômeno de massa”, diz o site, mas uma ação direcionada a algumas pessoas, que foi realizada sem o conhecimento das fabricantes.
Um documento de 2009 da NSA mostra que a agência poderia “ver e ler o tráfego de SMS”. Uma dificuldade no monitoramento teria surgido quando a BlackBerry (então chamada RIM) comprou uma empresa e mudou a forma de compressão de dados.
Em março de 2010, quando a NSA recuperou o acesso aos dados desses aparelhos, que estavam em alta no mercado corporativo na época, o departamento responsável pelo serviço de inteligência da Grã-Bretanha GCHQ declarou em um documento secreto que celebrou a conquista.
Conhecido pela proposta de segurança, o sistema de e-mail criptografado da BlackBerry também foi hackeado pela NSA, segundo os documentos vistos pelo site.
A BlackBerry informou a Spiegel que: “Não cabe a nós comentar as reportagens da mídia sobre a alegada vigilância do tráfego de telecomunicações pelo governo”.
Publicado por: Adriano de Sousa
às 1:47 AM.
Matéria encontrada em
Internacional,
Politica
.
Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.