EDEL leva energia eléctrica a 25 mil famílias de Viana

A Empresa de Distribuição de Electricidade (EDEL) inaugura, neste sábado, 126 Postos de Transformação no município de Viana no âmbito da quinta jornada Sábado Azul/Amarelo. Com essa iniciativa, mais de 25 mil famílias dos bairros Moxico, Mussende, Zango I e II, Sapú, Vila Nova, Km 9A, Km12A, e Km14A passam a contar com energia da rede pública.
Para a realização desta empreitada, a EDEL efectuou, com fundos próprios, obras que se consubstanciaram no aumento da capacidade instalada na subestação Zango de 10 para 20 MVA, transferência de 25 PT´s privados e sua reabilitação e construção de outros 101de raiz. Além da inauguração dos novos PT´s, na actividade a ser dirigida pelo Administrador de Viana, José Moreno, e pelo Presidente do Conselho de Administração da EDEL, José Manuel, serão congregados vários serviços da empresa de electricidade, desde a reparação de avarias, ligações domiciliares, atendimento de reclamações e celebração de contratos.
Os moradores mostraram-se satisfeitos com a iniciativa da EDEL e destacaram como vantagem uma maior economia das suas finanças. É o caso de Celso Manuel e Pedro Ndombele do bairro Km12A que gastavam muito com a compra de combustíveis (cerca de 600 Kz por dia) e a manutenção dos geradores. Celso Manuel conta que, além de economizar, a energia eléctrica vai permitir aumentar os seus rendimentos começando um pequeno negócio. “Estou no Km12A há 3 anos e sempre vivemos com o barulho de geradores e os PT´s privados que tinham muitas falhas. A energia da EDEL vai nos permitir comprar uma arca e produzir gelo ou mesmo gelados para vender aqui no bairro”, revelou o nosso interlocutor. Domingos Paulino, proprietário de uma Farmácia, espera que com a extensão da rede da EDEL no bairro, os seus lucros cresçam. “Com energia eléctrica o funcionamento do meu estabelecimento terá outra dinâmica e também permitirá uma conservação melhor dos medicamentos. Tendo aqui iluminação pública o índice de delinquência poderá diminuir e assim também conseguirei estender o horário de atendimento para 24h ao dia”, disse.
Desde o ano passado mais de duzentos e dezassete mil e quatrocentas famílias nos municípios do Rangel, Maianga, Samba e Kilamba Kiaxi foram beneficiadas com a implementação de oitenta PT´s no âmbito das jornadas Sábado Azul/Amarelo.
Share |
LINKS: http://www.adreporter.blogspot.com/ |www.twitter.com/adreporter2 | www.facebook.com/adrianoreporter

Publicado por: Adriano de Sousa às 10:52 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.