Desemprego em Portugal obriga jovens a emigrar

Cada vez mais cidadão portugueses, jovens técnicos principalmente, estão a abandonar a sua pátria em busca de melhores oportunidades no sul da África e na Ásia. A razão apontada é o aumento do desemprego naquele país.

Sem determinar cifras, o Conselho das Comunidades Portuguesas adiantou que a nova onda de emigrantes vão para o estrangeiro em busca de emprego e que tal onda só pode ser comparada com a de 1960, a chamada “mala de cartão”. Mas desta vez com um pormenor: agora são os quadros qualificados que abandonam o país.
Entre os novos destinos eleito pelos portugueses constam o Dubai e a Argélia, além dos já habituais. Angola recebeu até agora 100 mil emigrantes portugueses que vieram ao nosso país para trabalhar.
O presidente da Comissão Especializada de Fluxos Migratórios do Conselho das Comunidades Portuguesas, Manuel Beja, citada pela TSF disse que “o fenómeno dos quadros, com a intensidade com que se está a desenvolver, é algo único nesta fase de saída de portugueses para a emigração. Há muitas organizações não-governamentais que indicam que Portugal nunca traçou uma fase de tão elevado número de saídas. Esta fase é em tudo semelhante aos finais da década de 1960, a época da chamada "mala de cartão". São desempregados que têm esperança de encontrar um posto de trabalho noutros países, sendo muitos deles quadros técnicos e científicos”.

via: TSF

Publicado por: Adriano de Sousa às 1:39 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.