JORNALISTAS CELEBRAM SEU DIA

Por: Adriano Fernandes

No âmbito das comemorações alusivas ao dia internacional dos jornalista, a Associação da Imprensa Privada em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos e a União dos Jornalistas Angolanos promoveu sábado ultimo (8 de Setembro), em Luanda, uma palestra subordinada ao tema: o jornalismo moderno à luz dos direitos fundamentais e liberdades publicas; ética, deontologia e limites júridicos.

A palestra foi proferida pelo jurista João Pinto vice-decano da faculdade de direito da Universidade Independente de Angola num auditório preenchida por profissionais do ramo, políticos estudantes e convidados.

O momento também serviu para abordar alguns problemas que aflige a classe e sobretudo reflectir sobre a importância da data para todos os jornalistas.

A par dessa actividade, foi atribuída o prémio Maboque de jornalismo ao jornalista Severino Carlos.

Criado no ano de 1994, o prémio Maboque de jornalismo tem como finalidade premiar os jornalistas que se destacam no exercício das suas actividades e na prestação de um excelente serviço publico.

O dia internacional do jornalista foi instituido pelas Nações Unidas em homenagem à Julius Fucik.
Julius Fucik foi assassinado em 1943, durante a II Guerra Mundial, pelo regime nazi. Era na altura membro do partido comunista da actual República Checa. Como jornalista lutou pela dignidade humana e a libertação do seu povo, merecendo por isso o reconhecimento mundial e, por conseguinte, a institucionalização desse dia pelas Nações Unidas.

Publicado por: Adriano de Sousa às 5:39 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.