Vem aí o Banco Angolano de Sémen

Angola projecta para breve a criação de uma sala de colheita de sémen com o objectivo de atender situações de casais com problemas de infertilidade. O projecto vai ser instalado numa primeira fase na Maternidade Lucrécia Paím, em Luanda.

De acordo com a Médica Geneco-obstetra, Euridice Xongolola, da coordenação do projecto, que falava para a Rádio Luanda, a criação do Banco de Sémen vai devolver a harmonia e a alegria a muitos lares, numa altura em que, pelo país, se assiste a uma alta de casos de infertilidade masculina.

“É um projecto novo. É importante pensarmos que no futuro terá sucesso, porque temos na nossa sociedade, muitos casais com problemas de infertilidade, e principalmente, a infertilidade masculina. Vamos colher o esperma, leva-los para o laboratório para escolher os que realmente possam vir a fecundar o óvulo da mulher”, informou.

A Geneco-obstetra, esclareceu que, a partir da inseminação artificial, intra-uterina e intra-cervical, os casais com problemas de infertilidade, poderão gerar filhos.

A especialista Euridice Xongolola, explica que “na inseminação artificial, temos a inseminação intra-uterina e a intra-cervical, estas inseminações, fazem-se normalmente, naqueles casais que têm problemas no muco cervical e maioritariamente no sémen masculino, que entre outros componentes possui os espermatozóides, que têm de ser capazes de fecundar o óvulo da mulher”, explicou.

A médica fez saber que, não haverá doadores, e será a partir do sémen do casal é que será feita a inseminação.

Publicado por: Adriano de Sousa às 7:35 PM. Matéria encontrada em , . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.