Remodelação do edifício BPC custa sete biliões de Kwanzas

O edifício sede do BPC, construído há 46 anos, será totalmente reabilitado a partir do próximo mês, porém, sem abandonar os traços arquitectónicos originais. Os acordos para o efeito foram assinados no dia 23 de Setembro entre o BPC e a empresa chinesa China Jiangsu Internacional, a mesma que financia a empreitada em cerca de sete biliões de Kwanzas.

De acordo com Paixão Júnior, Presidente do Conselho de Administração do BPC, a necessidade de reabilitação surgiu a partir do momento em que um grupo de especialistas efectuou um visita técnica ao edifício e detectou problemas a nível estrutural, instalações eléctricas, bem como outras situações que colocavam a segurança dos utentes do prédio em risco. “O conteúdo da empreitada passa pela redefinição da distribuição arquitectónica, a modernização do edifício com novos revestimentos, novas áreas de elevação do padrão global de acabamentos, reforço estrutural e substituição de todas redes técnicas (electricidade, água, esgoto, telecomunicações e ventilação). Será também feita a substituição de elevadores e montagem de novas unidades, modernização da sinalética do edifício”, revelou o gestor. Segundo Paixão Júnior, até ao mês de Setembro será concluído o processo de evacuação do edifício.

Por sua vez, o Director Geral da empresa construtora, Gu Yongxin, revelou que depois da intervenção o prédio terá condições de durabilidade de, pelo menos, 50 anos. “Felizmente esse não é uma tarefa difícil porque já temos a experiência do Palácio da Justiça que estavam em piores condições e nós reabilitamos. Nós apenas vamos reforçar a estrutura do prédio e o seu interior, o aspecto exterior se manterá, salvo pequenas alterações. Este é um edifício com história e é uma marca do que é a marginal”, acrescentou.O Edifício Sede do Banco de Poupança e Crédito (BPC), localizado no Largo Major Saydi Mingas, Marginal de Luanda, foi inaugurado a 28 de Janeiro de 1967. A equipa principal de projectistas foi constituída pelo Arquitecto Januário Godinho (chefe do projecto) e pelos Professores Engenheiros Correia de Araújo e Campos Matos. A construção tem uma altura de 90,27m onde se reúnem 23 andares e no top do prédio temos um letreiro (BPC) com 5,90m. Tudo isto faz com que o mesmo tenha um total de 96,17m, constituído por 26 pisos, sendo 21 destinados a escritórios e os restantes 5, considerados pisos técnicos.

Publicado por: Adriano de Sousa às 11:10 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.