CAN 2010: Contagem regressiva

por: Adriano Fernandes

A bola, os atletas, o relvado, e claro, os adeptos. Está reunido o mais que necessário. Há festa. Soa o apito, a esfera rola na relva ajeitada pelo pé de quem destemidamente luta pela vitória. Sua a camisola. Coloca-se em pratica as jogadas ensaiadas e Num drible perfeito o adversário é passado para trás. Com firmeza no chute, a bola é encaminhada para a direcção certa fazendo sacudir as redes. No rosto dos atletas uma felicidade que só se compara ao nascimento do primogénito, nas bancadas uma explosão de emoções e delírios próprias dos aficionados.
De golo em golo, somam-se vitórias e derrotas até que, por fim, o mundo conheceu a selecção campeã africana em futebol.
Foi assim no Gana e será assim também em Angola em 2010.

A contagem é regressiva. Faltam menos de 1 ano e meio para começar a festa do rei futebol e a expectativa aumenta.
Espera-se mais de 4 Mil visitantes em 2010, entre atletas, dirigentes e média. Haverá grande movimentação a volta do campeonato africano das nações e a comissão organizadora está ciente disso, aliás, todo povo angolano está mobilizado para fazer desse evento desportivo um marco para firmação de Angola no contexto africano e mundial.

Apesar do pouco tempo que nos separa do evento, as obras dos quatro estádios que estão a ser erguidos para o campeonato vão a bom ritmo e a comissão preparatória garante que estarão concluídas nos prazos estabelecidos.
A par da construção dos estádios, outras infra-estruturas de apoio estão a ser construídos.

Saúde

Para atender às exigências da CAF, a Federação Angolana de Futebol e o Governo de Angola estabeleceram um programa específico de saúde para suporte à realização do CAN. Inicialmente voltado para atender as equipas, adeptos e espectadores do futebol, esse programa deixará para a população das quatro províncias um legado de novos equipamentos de saúde, como a reconstrução total do Hospital de Benguela e a reforma do Hospital Central do Lubango.

Turismo

Em parceria com a iniciativa privada, Angola está a ampliar a sua rede de hotelaria com a construção de novas unidades e reabilitando outras já existentes em todas as províncias do país e, em particular, nas províncias que albergarão o CAN. Sem contar os turistas, somente em equipas e seus delegados, oficiais e membros da Assembleia-Geral da CAF, convidados, patrocinadores e profissionais de Mídia, são esperados mais de 4mil visitantes.

Segurança

Independentemente do nível de conforto que se pretende instalar nos novos estádios, uma questão que nunca pode ser esquecida é a da segurança. O Comando-Geral da Polícia Nacional vai garantir as condições necessárias para a segurança das equipas estrangeiras, convidados e de toda a população que participe nos eventos do CAN.

Telecomunicações

A Angola Telecom, operadora pública de telecomunicações, vai disponibilizar a base de suporte tecnológico para todos os sistemas de informação e comunicações necessários para o CAN, utilizando a sua infra-estrutura moderna já instalada no Pais, da qual destacamos o cabo submarino costeiro, que irá interligar todas as capitais de província da costa angolana, incluindo Benguela, Cabinda e Luanda, além da rede básica nacional “backbone” em fibra óptica, interligando todas as províncias do país, e que está em fase muito adiantada de execução.
__________
com: COCAN

Publicado por: Adriano de Sousa às 12:07 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.