AFROBASKET 2007: ANGOLA JÁ JOGA

Por: Adriano Fernandes

É já amanhã que terá início a maior festa basquetebolista do continente. O Afrobasket 2007. Evento este que conhecerá o seu termino dia 25 do mês corrente. Angola que foi a escolhida para organizar o evento e garante organização inédita da prova que já vai na sua 24ª Edição. Prova disso é construção de quatro pavilhões de raiz nas cinco cidades-sedes sendo elas Luanda, Cabinda, Benguela, Lubango e Huambo. O COCASM (comissão organizadora do evento) garante uma organização com padrões de campeonato do mundo.

Pela primeira vez a prova será disputada em cinco cidades diferentes e com 16 selecções nacionais, já que até agora eram apenas 12 no máximo.
Angola e a detentora do troféu e desde a sua primeira participação em 1980, Angola já venceu oito títulos em nove provas, ou seja, desde 1989 tem triunfado nesta prova, exceptuando a edição de 1997. O Senegal e o Egipto, ambos com cinco troféus, são os seus mais próximos concorrentes.Para esta edição, que apura o vencedor para os Jogos Olímpicos de Pequim, Angola, como campeã em título e país anfitrião, o Senegal, vice-campeão, a Nigéria, medalha de bronze, e a Argélia, quarta da última edição, são os cabeças-de-série do Afrobasket. Na primeira fase do torneio, o Grupo A jogará em Benguela e Angola, como cabeça-de-série, terá como adversários as equipas de Marrocos, Cabo Verde, Rwanda, segundo ditou o sorteio. No Grupo B, a equipa do Senegal, vice-campeã africana, tem ao seu lado o Mali, a Cote d’Ivoire e o Egipto, disputando-se os jogos na cidade do Lubango (Huíla), ao passo que a Nigéria, cabeça-de-série do Grupo C, defrontará a República Centro-Africana, a Republica Democrática do Congo e a Libéria, a província do Huambo.Por seu lado, na Cidade de Cabinda, a Argélia, como cabeça-de-série, terá como oponentes as selecções nacionais da Tunísia, África do Sul e Camarões, integrantes do Grupo D.

Publicado por: Adriano de Sousa às 3:25 PM. Matéria encontrada em . Você pode acompanhar quaisquer matéria relacionada ao assunto através do RSS 2.0.